Karimbada

João Pessoa, 1978-1979 (1-3).

O editor paraibano Unhandeijara Lisboa (1949-2020) era conhecido pelos seus trabalhos com carimbo e xilogravura. A revista Karimbada teve três números, com tiragem de 150 exemplares cada, apresentando trabalhos realizados exclusivamente com carimbos e circulava apenas pelo correio. A capa era um envelope impresso com o subtítulo “Arte en Carimbo – Tenkoku – Rubber Stamp” em tipografia e o logotipo da revista em xilogravura, ocupando toda a largura do seu lado maior, com espaços deixados em branco para o carimbo do número da edição e o endereço do destinatário. 

Era uma revista do tipo assembling, com aproximadamente 20 folhas em cada edição, qualquer pessoa que quisesse participar deveria enviar 150 cópias de trabalhos com carimbos ao editor, que depois enviava um exemplar a cada colaborador, junto com o endereço de todos os participantes. É um modelo colaborativo de produção, realizado através de convocatória, como nas exposições de Mail Art. 

A presença de artistas estrangeiros aumentava a cada edição, a primeira era praticamente só com brasileiros e a dupla Ulisses Carrión e Aart Barneveld, que participaram de um Festival de Inverno promovido pela Unicap, em Recife, com exposição dedicada aos carimbos organizada por Barneveld; na segunda edição tinha artistas da Argentina, Bélgica, Polônia, EUA e Holanda e na última, colaboradores da Itália, Iugoslávia, Suíça.

Na primeira edição predominam matrizes de impressão alternativas, utilizando objetos do cotidiano. A revista teve o número quatro apreendido pela polícia, que invadiu a casa do artista, o que pode ser um dos motivos para o encerramento de suas atividades. 

O artista e pesquisador Géza Perneczky considera que esta talvez seja a única revista de carimbos do tipo assembling na história da Mail Art.

,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: